Blog

Embalagens para alimentos congelados

Não sei se vocês já viram, mas nos Goodies temos um modelinho de etiqueta para colocar na embalagem de alimentos congelados:

É só imprimir em papel A4 adesivo, recortar, escrever o nome do alimento e marcar a data do congelamento. Assim, fica mais fácil de manter o controle.

Aproveitando, reunimos algumas dicas de embalagens para congelamento de alimentos:

A embalagem ideal deve ser hermeticamente fechada, pois alimentos mal embalados podem levar a perda de nutrientes, sabor, cor, textura, umidade e qualidade. Outras alterações podem ocorrer como resultado da oxidação, quando o alimento entra em contato com o ar frio e seco do freezer. Vale a pena ficar atento também se a embalagem resiste à gordura e se ela se solta com facilidade do produto congelado.

As embalagens mais usadas para congelar alimentos:

a) Sacos de polietileno: são excelentes para alimentos que têm uma forma irregular, uma vez que podem ser moldados para se ajustar à forma da superfície do produto. Todo o ar deve ser espremido para fora do saco antes de selar ou fechar, pois isso vai proteger o alimento de oxidação. Esses sacos são mais adequados para produtos secos que contêm pouco ou nenhum líquido, por exemplo, frutas, vegetais, pastelaria ou carne.

b) Papel alumínio: folhas de alumínio devem ser usadas para congelamento de produtos durante um número reduzido de meses. A folha de alumínio de uso doméstico não é forte o suficiente para armazenamento de longo prazo e é mais usada para proteger os alimentos na geladeira. Para congelar, utilize folhas duplas bem pressionadas, com a face brilhante em contato com o alimento.

c) Recipientes plásticos com tampa: são ótimos para guardar alimentos no congelador, pois estão disponíveis em diferentes formas e tamanhos e podem ser facilmente empilhados ordenadamente. Além disso, são reutilizáveis e fáceis de limpar. Recipientes plásticos são adequados para todos os tipos de alimentos, sólidos e líquidos, mas eles devem ser capazes de resistir a altas temperaturas sem deformar a abertura ou rachar. A tampa deve impedir a entrada de ar e impedir que a umidade escape, especialmente se o alimento for armazenado no congelador durante um longo período de tempo. Não havendo tampa, envolva a bandeja ou prato com alimento num saco plástico, extraia o ar e feche com arame plastificado.

d) Bandejas e pratos aluminizados com tampa: vêm em todos os tipos de formas e tamanhos e são uma excelente forma de armazenar alimentos preparados e pré-cozidos no freezer até uma data posterior. Esses tipos de recipientes podem ser jogados fora após o uso ou podem ser lavados e reutilizados e eles também são muito econômicos. Não havendo tampa, também podem ser envolvidos por sacos plásticos, seguindo as instruções do item anterior.

e) Plásticos aderentes: são vendidos em rolos e devem ser bem pressionados sobre os alimentos para evitar bolhas de ar e vedados com fita-crepe.

f) Potes e travessas tipo pirex: são bons para congelamento porque resistem à temperaturas muito frias e muito quentes. Por essa razão, é possível remover um pirex do congelador e colocá-lo diretamente no forno pré-aquecido, sem quaisquer problemas. Lembrando que recipientes de vidro comuns não devem de maneira alguma ser usados no freezer, pois o vidro vai quebrar facilmente com a temperatura do freezer. Os alimentos que foram armazenados em recipientes de vidro devem ser descongelados antes da remoção da embalagem.

Obs.: Como os líquidos se expandem no processo de congelamento, é necessário deixar uma margem de cerca de 2 cm da borda dos potes e recipientes.

Opções de embalagem:

1. Embalagens Vacu Seal Bags: Polishop | 2. Saco que vai do freezer ao microondas: Ziploc  | 3. Vacuum box: Polishop | 4. Pote de vidro com tampa hermética: Utilplast | 5. Seladora a vácuo: Polishop

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>